
O Grupo Escoteiro Botucaraí vai retomar as atividades amanhã (14), abordando um tema de importância recorrente: a conscientização sobre a necessidade de cuidar da água. Todavia, a estiagem que assola o Estado começa a afetar diretamente todas as pessoas e, por ser uma entidade tradicionalmente ecológica, o grupo se engajou em uma campanha interna e nas redes sociais voltada à economia de água. Neste sábado, será realizada uma palestra informativa, para a disseminação de dicas práticas para evitar o desperdício.
A proteção das águas – e do meio ambiente, como um todo – é uma das especialidades do escotismo. Nesse sentido, conforme a presidente do grupo, Solange Borstmann, a estiagem veio como um alerta sobre a necessidade de incorporar e multiplicar hábitos de prevenção e mitigação dos efeitos causados por esse fenômeno climático. “Então, a nossa ideia é realizar uma oficina, com o ramo escoteiro, que envolve jovens de 11 a 15 anos, para tratar sobre o tema”, esclareceu.
Conforme Solange, muitas das preocupações e questionamentos sobre economia de água frente à estiagem partem das crianças e adolescentes. “Com essa troca de ideias, eles assimilam aprendizados que possibilitam a eles, além de colocar em prática, compartilhar com a família, os amigos, na escola”, ponderou. É o caso da despoluição das águas. O Rio Pardo é um dos locais que o Grupo Escoteiro Botucaraí frequenta seguidamente, tanto que, de vez em quando, os integrantes realizam limpezas nas margens e plantio de árvores.
Solange acredita que o trabalho realizado é como uma semente. “As crianças compram a ideia e disseminam por aí. Eles passam a se identificar como parte do ambiente e entendem os privilégios de se ter um rio dentro do município”, finalizou.
SAIBA MAIS
Durante todo o ano, o Grupo Escoteiro Botucaraí realiza ações de cunho ambiental e social. Para 2020, um dos projetos a serem desenvolvidos é a construção de um banheiro ecológico na sede. A ideia consiste na captação de água da chuva, que é transferida de altura movida a energia solar e, assim, pode ser utilizada para a descarga dos resíduos. “Se torna um banheiro totalmente sem custo e, ainda, a água que sobra da captação pode ser destinada à irrigação das plantas”, disse.
Há também um projeto de proteção de fontes naturais, a ser realizado nas localidades de Data do Ribeiro e Alto Passa Sete.
Faça sua parte
Entre as ações a serem trabalhadas amanhã com os escoteiros estão algumas dicas de combate ao desperdício de água, que também estão sendo compartilhadas nas redes sociais. Assim, o Grupo Escoteiro Botucaraí pretende alertar para uma possível falta de água para consumo humano, tendo em vista que o nível do rio Pardo está baixando consideravelmente. Saiba como agir:
>> Evite lavar calçadas e carros;
>> Reduza o tempo do banho;
>> Feche a torneira ao escovar os dentes, lavar louças e se barbear;
>> Evite deixar as torneiras gotejando.