Equipes do Medianeira vão jogar Brasileiro Escolar de Futsal

Participação se deu por meio de carta-convite. Competição será em Balneário Camboriú, SC

0
Equipes feminina e masculina da escola já estão treinando para representar a cidade e o Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/JC

O Colégio Nossa Senhora Medianeira será o representante do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro Escolar, na modalidade futsal. A competição ocorre entre os dias 22 a 29 de março, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e será disputada nas categorias feminina e masculina. Esta será a primeira vez que a escola participará da competição na modalidade.

O anúncio foi feito pelo professor e treinador da equipe feminina do Medianeira, Ricardo Ellwanger. De acordo com ele, a participação no campeonato ocorreu mediante carta-convite encaminhada pela Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDE) à escola, que levou em conta a boa participação e organização da instituição de ensino candelariense em outras competições chanceladas e organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), como o Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3×3, disputado na Bahia, no final do ano passado, e o Campeonato Brasileiro de Futebol de Campo, sediado em Aracajú, Sergipe.

OPORTUNIDADE
Para Ellwanger, a chance de participar de um campeonato de um nível tão grande, é uma oportunidade única para os alunos do Medianeira. “É uma chance de eles crescerem no esporte, minha equipe feminina, por exemplo, é formada praticamente por alunas do interior, bolsistas e que têm um grande futuro pela frente, e com essa competição todos poderão ganhar rodagem, aprender mais, e fazer algo que jamais imaginariam em ter feito”, comenta o professor.

O professor e treinador da equipe masculina, Vinicius Vezentini, também espera que seus alunos também possam evoluir no esporte através da competição. “Temos uma expectativa grande. Será uma disputa de nível técnico alto, com alguns dos melhores atletas da categoria do país, e por isso vamos com o intuito de aprender, vivenciar a prática em outros estados e, claro, evoluir”, destacou.

EXPERIÊNCIA
Ambas as equipes do Medianeira contam com atletas com certa rodagem. No feminino, algumas atletas foram campeãs pela escola tanto no Campeonato Municipal como no Aberto, e outras participam da escolinha de futsal feminino da Associação Esportiva Flyboys.

No masculino, não é diferente. Boa parte dos atletas já disputaram campeonatos em nível estadual, como a Liga Gaúcha Sub-15, no ano passado pela Korpus Futsal.
De acordo com Vezentini, a experiência dos atletas em quadra fará diferença. “Lá eles vão encontrar atletas maiores, com mais rodagem, mas só o fato de alguns deles já terem participado de competições de alto nível, já fará uma grande diferença”, expõe.

Equipes estão fazendo arrecadação para custos

Todas as despesas de hospedagem, alimentação e passagens de avião são bancadas pela CBDE. No entanto, a inscrição das atletas junto à Federação e na Confederação, são custeadas pelas próprias escolas e também atletas. Pensando nisso, os treinadores, atletas e a escola estarão organizando nos próximos dias, ações para arrecadar fundos e concretizar a filiação dos jogadores. A primeira já inicia na próxima segunda-feira (2), quando alunos e professores estarão comercializando rifas que vão distribuir diversos prêmios. Cada número será vendido por R$ 2,50.

Além disso, um pedágio está programado para o próximo dia 7 de março, no Centro da cidade, também visando arrecadar recursos. Também já foi planejado um galeto na escola, assim como foi feito com as meninas do Basquete 3×3, previsto para ocorrer no dia 21 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui