
Produtores rurais que tiverem lavouras atingidas por granizo, seca, ventos fortes ou outro evento climático podem procurar o Sicredi para encaminhar o PROAGRO nas operações de custeio e, também, providenciar a documentação necessária nas operações de investimento. Nesse aspecto, a Cooperativa Sicredi Centro Serra RS faz um alerta aos associados tomadores de crédito rural, para que não deixem de cumprir algumas importantes exigências para fazer obter seu enquadramento.
Conforme explica o assessor de negócios da cooperativa, Humberto Grehs, caso ocorra alguma perda relevante na lavoura, o produtor rural deve providenciar imediatamente um laudo junto a escritórios de assistência técnica, garantindo que as informações do evento sejam formalizadas oportunamente. Nesse laudo deverá ser informado o fato gerador da perda, sua intensidade e o percentual de redução de renda provocada por frustração de safra. Ainda, se o associado possuir seguro da Afubra, deve entregá-lo junto com o laudo à sua agência do Sicredi. “Isso auxiliará num possível pedido de prorrogação em 2020, auxiliará o Sicredi na realização da análise necessária, bem como cumprir as exigências formais para este tipo de pedido”, observa.
Grehs também ressalta que os pedidos serão analisados caso a caso, pois, apesar da possibilidade, a cooperativa somente poderá conceder prorrogação se houver resolução do governo federal que der amparo para tal iniciativa. “Havendo dúvidas, sugerimos que procurem a sua agência do Sicredi para maiores informações”, finaliza.