Bandido arromba cozinha do Guia Lopes e deixa prejuízo

Ocorrência motivou implantação de grades e mais cadeados nas portas

0
Criminoso deixou a cozinha completamente bagunçada, após o furto. Foto: Divulgação/JC

Às vésperas de iniciar mais um ano letivo, a equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes teve que reorganizar o orçamento destes primeiros meses. O motivo é a necessidade de reforçar a segurança do patrimônio escolar e, também, de alunos e professores. É que na madrugada da segunda-feira (10), o educandário foi alvo de um criminoso, que arrombou o bar, a cozinha e o refeitório da escola.

De acordo com a vice-diretora, Elisângela da Cruz de Souza, ainda não foi contabilizado o prejuízo, pois está sendo feito levantamento de preço dos itens que precisam ser substituídos com mais urgência, como aqueles utilizados para a merenda. Outra medida adotada de maneira urgente foi o conserto das portas da cozinha, bem como o reforço com cadeados e grades. Esta foi a primeira vez em que criminosos invadem o Guia Lopes.

No prédio principal, há sensor de movimentos instalado. Nas demais dependências da escola, porém, somente câmeras de segurança. “A gente fica com mais medo, principalmente de que isso se torne rotina. Sentimo-nos bem vulneráveis”, disse a vice-diretora. Além da insegurança, o que mais perturba a equipe diretiva é o prejuízo material, que deve ser bastante significativo. “Tudo o que foi levado pertencia não só a nós, mas à comunidade. Agora, vamos gastar parte da verba permanente, que poderia ser investida em outra coisa, para reparar esse prejuízo”, lamentou.

O ladrão levou pratos, talheres, toalhas de mesa, um rádio e três térmicas. “Ele também mexeu nas comidas e espalhou um monte de coisas pelo chão, como em um ato de vandalismo”, relembrou Elisângela.

A AÇÃO CRIMINOSA
De acordo com as imagens gravadas pelas câmeras de segurança do Guia Lopes, o homem teria entrado na escola pulando o muro que faz divisa com o pátio do Ginásio Walter Filter, entre a Câmara de Vereadores e o educandário. Bem naquele ponto, há um pergolado, que serviu de apoio para o criminoso fazer a travessia de um lado a outro do muro.

A primeira intenção do bandido foi arrombar o bar da escola. No entanto, o espaço estava vazio, pois não há ecônomo em atividade. Em seguida, se dirigiu à cozinha e arrombou a porta com chutes. Uma vez lá dentro, mexeu em todos os armários, freezers, geladeiras, para escolher o que levar com ele. “Ele fez tudo com muita calma, entrou e saiu da cozinha várias vezes”, relatou a funcionária Queli Simone Dias Rodrigues Paz, primeira a chegar à escola na segunda-feira, às 6h20.

Toda a ação criminosa foi gravada pelas câmeras de segurança da instituição. As imagens, ainda que não bem nítidas, foram encaminhadas à Polícia Civil. De acordo com a vice-diretora, o criminoso não acendeu a luz e utilizou uma lanterna de celular para carregar as coisas para fora. A suspeita é de que um comparsa tenha esperado o ladrão do lado de fora do pátio do Guia Lopes.

DENÚNCIA
Ao chegar na escola, às 6h20 da segunda-feira (10), Queli estranhou que a porta do refeitório estivesse aberta, já que poucos colegas haviam retornado das férias e a abertura só pode ser feita por dentro. “Eu só dei uma espiada e logo vi tudo revirado”, contou. Abalada com a situação, ela esperou a vice-diretora chegar. Foi então que acionaram a Brigada Militar. Pelo telefone, a orientação recebida foi para que contabili-zassem todas as baixas e se dirigissem à Polícia Civil, para o registro da ocorrência. Nenhuma guarnição estava disponível naquele momento. Elisângela seguiu a orientação e foi até a delegacia. Além de todas as informações, também encaminhou as imagens das câmeras de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui