Nova remessa da vacina pentavalente estará disponível nesta sexta-feira

Vacinas poderão ser encontradas no PAM Central, a partir das 7h30 desta sexta-feira

0
Lote chega nesta quinta, mas será disponibilizado para a comunidade apenas na sexta-feira. Foto: Fernando Cezar/JC

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou, na manhã dessa terça-feira (21), a distribuição de um novo lote das doses da vacina pentavalente para todas as cidades do Estado. Nesta remessa, serão enviadas 42 mil doses para suprir a necessidade dos municípios em número proporcional à sua população.

Para Candelária, a nova remessa deve chegar ainda nesta quinta-feira (23), e as doses começarão a ser distribuídas na sexta-feira (24). A aplicação das vacinas será feita apenas no PAM Central, a partir das 7h30. O número total de doses não foi informado. A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B.

Crianças que estavam com a vacinação em atraso, devem ser prioridade. Na semana passada, o município recebeu 100 das 1,5 mil doses enviadas para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), que abrange 13 cidades da região do Vale do Rio Pardo. Todas as vacinas esgotaram em menos de dois dias. Em Candelária, a vacina chegou a ficar cinco meses sem remessas.

Como será a distribuição?

A estratégia de imunização feita pelo PAM Central tem sido para dar prioridade aqueles que estão na fila de espera pela vacina e que deixaram de ser imunizados no últimos meses. A orientação do Ministério da Saúde é de que a distribuição seja feita de forma orientada (veja abaixo).

Quem quiser obter mais informações a respeito das vacinas, datas, prazos, ou tirar dúvidas pode entrar em contato diretamente com o PAM Central pelo telefone (51) 3743.8177, ou ir até uma unidade de saúde mais próxima.

A orientação do Ministério para a distribuição:

>> Em crianças menores de 1 ano de idade, com início do esquema de vacinação aos 2 meses de idade, deve-se aplicar a vacina DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) + a vacina contra Hepatite B e complementar o esquema (2ª e 3ª doses) com a pentavalente;

>> Em crianças que iniciaram o esquema com a pentavalente, fazer a 2ª dose com DTP + Hepatite B e complementar o esquema (3ª dose) com a pentavalente;

>> Em crianças com 2 doses da pentavalente, complementar o esquema (3ª dose) com 1 dose de DTP + Hepatite B,

Quem deve receber a vacinação?

>> A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade.

>> A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite por Haemophilus influenzar B

>> Crianças que receberam a vacina devem, obrigatoriamente respeitar o intervalo de 60 dias entre uma vacina e outra, independente do período ou mês que fez a primeira dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui